Páginas

domingo, 12 de agosto de 2012

Resenha: Metallica - ...And Justice For All - 1988


Nota: 10





Depois de ajudar a definir o que é Thrash Metal, com seus três primeiros álbuns, o Metallica passou por algumas mudanças, tanto no line up quanto musicalmente. Começavam a ganhar um pouco mais de dinheiro e a ficarem mais famosos. O mundo conheceria os gigantes do metal. Após a morte de Cliff Burton, os caras do Metallica não esperaram muito para colocar outro cara em seu lugar e algumas semanas depois Jason Newsted estava na banda. Terminaram a turnê do Master of Puppets, lançaram o EP "Garage Days Re-Revisited" e em agosto de 1988 lançaram o álbum "...And Justice For All". Nos 5 anos seguintes, os fãs puderam apreciar o que foi, talvez, a melhor fase da banda.

"...And Justice For All" é, musicalmente falando, o álbum mais complexo do Metallica. Além de ser um registro da ápice técnico/musical de cada membro (excetuando-se Jason Newsted, que foi traído pela mixagem do som).

Lars Ulrich, que nunca se mostrou um baterista acima da média, fez um excelente trabalho neste disco. Algo surpreendente. Nunca mais conseguiu fazer, e nem quis, algo parecido. James Hetfield colocou para fora toda sua raiva, cantou como um bruto. Cantou como se precisasse provar algo depois de Master of Puppets. Depois de, no "Kill 'Em All", "reaproveitar" os solos de Dave Mustaine, ter músicas creditadas à este no segundo álbum e ainda acharmos "resquícios de Dave" no seguinte, Kirk Hammet colocou neste disco a maioria de seus melhores solos. O trio trabalhou de forma espetacular e construiu este indestrutível registro (o meu preferido). Só que...faltou algo. Um pecado, o que fizeram. Depois de ter um baixo extremamente presente nos três primeiros álbuns, este instrumento ficou inaudível desta vez. Claro, isso não foi culpa do Jason, no momento, ele era apenas um músico recém-contratado (e ainda mostraria seu talento no "Metallica"). Deixando de lado os motivos para esta escolha durante a mixagem do som, este talvez tenha sido o único ponto negativo.

Podemos colocar todas as músicas como destaque, porém "One", com seu videoclipe (o primeiro da banda) foi a música de maior sucesso. "Blackened" e "...And Justice For All", são as faixas em que percebemos o quão incrível esses caras foram.

É uma pena não tocarem todas as músicas deste álbum com frequência, os próprios caras já falaram que não gostam de tocá-las, por serem muito longas, cansativas e "difíceis". "Um pouco demais para mim", disse Kirk, certa vez.

Ao vivo, temos excelentes registros de "Justice Medley" (um medley das músicas deste álbum), uma das coisas mais (desculpem o palavreado) fodas que a banda já fez. Aproveite para conferir o "Live Shit: Binge & Burge", que traz shows dos anos seguintes ao lançamento do "...And Justice For All".

Excelente álbum, um dos melhores da história do metal.




Tracklist:

01. Blackened
02. ...And Justice For All
03. Eye Of The Beholder
04. One
05. The Shostest Straw
06. Harvester Of Sorrow
07. The Frayed Ends Of Sanity
08. To Live Is To Die
09. Dyers Eve

Banda: Metallica
Gênero: Thrash Metal
Álbum: ...And Justice For All
Ano de lançamento: 1988

Músicos:
James Hetfield: Vocais e guitarra
Kirk Hammet: Guitarra
Lars Ulrich: Bateria
Jason Newsted: Dizem que tocou baixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário